Inês é morta

A tecnologia da informação em ação

Março  de 1999 

Estamos em 2001. Adolfo tinha sobrevivido às oscilações do dolar, ao mau humor de Itamar, aos juros extorsivos. Mas esteve extremamente preocupado com política e economia e por isso esqueceu da tecnologia. 

Seus concorrentes atendem mais rapidamente aos consumidores, trabalham com preços adequados  e têm mais qualidade. Eles já tinham implantado um software chamado software de gestão empresarial (ERP,enterprise resource planning) , um software que consegue controlar o caixa, a compra, a venda, o estoque, a fabricação, em resumo toda uma empresa. 

O seu sobrinho Alexandre era um engenheiro que virou suco, isto é, começou a fazer um curso de pós-graduação em administração, engenharia já não garantia mais nada. Ele comentou sobre esses softwares no início de 1999, quando ele criou uma página na Internet sobre o assunto. Mas Adolfo nunca prestou atenção ao sobrinho, ele era um devorador de informações. E informação em excesso é pior que nenhuma informação. 

Ele lhe falou que a empresa que dominava o mercado tinha o nome de SAP, iniciais de algumas palavras impronunciáveis em alemão.  O nome do software é SAP R/3, um software complexo que para entrar em funcionamento demorava da ordem de um a dois anos. Mas o retorno era uma empresa com rotinas de trabalho otimizadas e muito mais eficaz no pensamento e na ação. 

Mas Adolfo confiava no seu sobrinho Cérbero, que realmente não tinha cérebro e tinha dificuldades enormes com a Tecnologia da Informação, nem sabia o que era Tecnologia da Informação. A Tecnologia da Informação procura adequar os recursos da informática às necessidades dos negócios, e nesta adequação mudam-se as rotinas de trabalho da empresa. Se ele escutasse seu sobrinho, teria agora um software de gestão de negócios funcionando, e principalmente, ainda teria o seu negócio. 

No dia anterior à falência um fornecedor lhe perguntou se poderia integrar seu software de gestão via Internet ao da empresa de Alfredo. Alfredo mal tinha acabado de criar uma página da Internet, não tinha esse software nem imaginava o que era trocar informações de negócios pela rede. Inês é morta, só restava tocar um tango argentino, e foi o que fez, Cérbero só gostava de pagode. 

Links  Estudo sobre o SAP Página principal Sobre o autor

 Clique aqui para enviar um e-mail  
© 1996-1999 João Alexandre Sartorelli.
Todos os direitos reservados