Agentes inteligentes

Guias 24 horas num mundo poluído de informações

17 de novembro de 1996

Não conseguia dormir direito e seu médico diagnosticou que estava com estafa por excesso de informações. Quilos de mensagens eletrônicas, grupos de discussão, dezenas de endereços encontrados no AltaVista, no Yahoo , no Lycos e a chefia querendo resultados cada vez maiores em intervalos cada vez mais curtos.

Porém conseguiu dormir e sonhou com programas que pesquisassem informações na rede e trouxessem apenas informações de seu interesse. Eles teriam autonomia para navegar pela rede e trocar informações com seus colegas.

Os programas também observariam o seu comportamento no recebimento de mensagens, o assunto mais importante que elas apresentassem, onde elas são armazenados. Com o tempo aprenderia onde colocar as mensagens por assunto e pessoa que enviou, dando também prioridade às mensagens mais urgentes.

Outro programa planejaria suas férias a partir de um roteiro com suas predileções. Encontraria os vôos e hotéis com a melhor relação de preço, conforto e charme.

E finalmente faria um lista de compras e um programa pesquisador conversaria com os programas vendedores, faria barganhas e traria uma relação para aprovação.

Acordou e contou o sonho para seu filho Martin Heráclito. Ele lhe informou que ainda não foram criados programas capazes de tudo isto, porém eles já são chamados de agentes inteligentes

Para efeito de marketing, os "wizard" do World e Excel já seriam agentes, além de outros programas que filtram informações em correios eletrônicos. Analisando-se rigorosamente, só alguns programas de uso restrito teriam características de agentes, como autonomia, capacidade de previsão e aprendizado.

Uma grande dificuldade é criar programas que aprendam com a experiência e que consigam compreender o usuário. Outra dificuldade prática é a criação de uma infraestrutura com privacidade e segurança, em que agentes confiáveis possam movimentar-se e comunicar-se.

Contudo pesquisa-se muito na criação de tais programas, tanto no meio acadêmico como nas empresas de software. Em última análise eles apresentam características fundamentais para a ferramenta computador: entusiasmar e auxiliar qualquer tipo de usuário.


Para mais informações


Página principal | Dados sobre o autor




Clique aqui para enviar um e-mail

© 1996-1997 João Alexandre Sartorelli.
Todos os direitos reservados


This page hosted by Get your own Free Home Page