Jini não é um gênio

Distribuindo a inteligência na rede

outubro de 1998 

O Major Nelson volta após um dia de contato com o enorme computador da Nasa. Sentia-se esmagado pelo peso da teconologia 
e comentou isto com Jeannie. 

Ficou aturdido com a resposta de Jeannie.Ela lhe explicou que no futuro o computador iriar penetrar na vida das pessoas e das empresas. 
Falou sobre uma grande rede ligando todos os computadores. 

Computadores em rede?Artefatos?Recursos?Para o major o computador era uma imensa caixa fechada, cercado de máquinas com discos que giravam, luzes que apagavam e acendiam,uma máquina comandada por iniciados com uma linguagem próxima da ordem dos Templários ou da seita dos patafísicos. 

Nelson pensou que Jeannie estava louca. Como seria possível existirem milhões de computadores? Eles eram muito caros. 
E a idéia de uma rede rede ligando todos pareceu-lhe inútil. Os poucos computadores cumpriam muito bem as suas funções na Nasa e nas empresas. 

Mas Jeannie continou falando, não se importava com a ignorância de seu amo. Pediu para o Major imaginar um cenário possível daqui a trinta anos: um computador, uma impressora e um projetor de imagens, todos com Jini. Coloca-se o computador na rede e ele anuncia a outros computadores que está presente.Mas a impressora e o projetor também anunciam sua existência ao entrar na rede e podem ser utilizados automaticamente pelo computador. 

A inteligência da rede não precisaria ficar concentrada no computador, que não teria mais necessidade de possuir programas que controlem impressoras e qualquer outro dispositivo que ele utilize. E poderíamos ter torradoras, forno de microondas, cartões inteligentes, etc. As pessoas ficarão cercadas de computadores e não perceberão a sua presença. 

Para não enlouquecer mais ainda o pobre Major, ainda imerso na tecnologia dos sixties, ela explicou que Jini não era Jeannie e nem era um gênio, é uma tecnologia que parte de uma linguagem chamada Java, a linguagem mais usada nesta grande rede nos anos noventa. 
Jeannie fez sua última previsão: com Jini podemos pensar em um supercomputador, com a potência de todos os computadores.Esta previsão enfureceu o atônito major, Jini, Jeannie,torradoras voando,cartões inteligentes que nos explicam as piadas. Ele enfiou Jeannie para sempre na garrafa, nunca imaginou que um gênio pudesse ter delírios tecnológicos tão psicodélicos e muito além das mil e uma noites. 
 

O outro lado de Jini                   Páginas sobre Jini 

 Página principal                       Dados sobre o autor

 

Clique aqui para enviar um e-mail  

© 1996-1998 João Alexandre Sartorelli.
Todos os direitos reservados

This page hosted by  Get your own Free Home Page
 
Click to see more great pages on Arts and Literature.