A teia interna
A teia da sua empresa ligada na grande teia
7 de agosto de 1996
Após um dia cansativo, você chega em casa e encontra o seu filho vasculhando os arquivos do laboratório de multimídia do MIT. Quando ele encontra material interessante envia para a mãe, com o micro conectado em rede com o filho. Ela também vasculha a rede e encontra material para suas palestras sobre topologia quântica, além de trocar idéias com a prima que está em um congresso xamânico na Sibéria.
Sua mente começa a entrar em atividade: buscar informação, receber informação, micros ligados em rede, comunicação entre pessoas, placa fax/modem, telefone, Internet. E se implantar tudo isto na minha firma? E os temíveis hackers, que irão roubar minhas informações sigilosas? Será que isto já tem um nome?
O nome do jogo é Intranet , Internet na empresa. No lugar de criar uma infra-estrutura de informática para comunicação com clientes e fornecedores e comunicação interna, aproveitar a tecnologia da WWW (World Wide Web). E para evitar que pessoas não autorizadas retirem informações de sua empresa, existem as paredes corta-fogo ("Firewall"), um software que só permite a entrada no seu computador de pessoas autorizadas. Os clientes da Federal Express podem acompanhar o destino de suas encomendas pela Internet. E isto apenas tendo o código que é fornecido em cada remessa.
Um cliente da TransOcean's quer 100 containers para enviar uvas do Chile para a California . Ele consulta a intranet obtendo que existem disponíveis 20 containers em Santos e 80 no Chile. Pela mesma intranet ele pede que os containers de Santos sejam deslocados para o Chile, enquanto vê ao mesmo tempo o contrato e os preços do serviço.
Nos dois casos os cliente podem estar em qualquer lugar do mundo. E da mesma forma as necessidades de um possível cliente em outro país podem ser pesquisadas. Seu vendedor pode entrar em contato com sua empresa tendo um notebook com modem, comunicando os resultados e recolhendo informações para atualizar sua planilha eletrônica e refazer propostas.
E tudo isto acontece porque na Internet ao longo dos anos criaram-se e estabeleceram-se padrões. Existem várias redes particulares, que não se comunicam entre si. O segredo do sucesso da Internet é que todos se comunicam com todos. Se uma página é criada no padrão HTML, qualquer computador com Mosaic, Netscape ou Explorer consegue ler a informação a partir de qualquer computador ligado na rede, todos "conversando" através do protocolo TCP/IP. E muitas outras siglas e padrões estão nos bastidores, garantindo que sua firma seja platéia e palco, sem precisar da tradução de um crítico de arte.
No ano 2000 estima-se que existirão 32 milhões de usuários de produtos da Intranet. Atualmente as intranets são uma indústria de 150 milhões de dólares e dentro de poucos anos prevê-se que serão uma indústria de 1 bilhão de dólares. A vida é sonho, mas pode tornar-se um pesadelo para quem ignorar esta nova fronteira da informática.
Páginas relacionadas com esta (todas em inglês):